|RESENHA| CIDADE DOS ANJOS CAÍDOS
Autora: Cassandra Clare
Ano: 2011 / Páginas: 364
Editora: Galera Record
Nota: 4 estrelas
SINOPSE
A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.
RESENHA
Ao reler esse livro cheguei a uma conclusão que não tive antes, eu realmente não gosto muito da Clary. Sei que é estranho não gostar da protagonista, mas realmente, após terminar esse livro eu tive certeza absoluta que não vou com a cara dela.
Nas minhas outras resenhas (aqui, aqui e aqui) eu já havia comentando como não gostava muito do romance clichê em cima da Clary e do Jace e nesse livro, que eles finalmente ficam juntos depois de terem passado por tudo que passaram, eu realmente esperava que pegassem levem e focassem em outras coisas, mas infelizmente o clichê ficou maior e pior. Entendo o apelo do amor e romance em uma saga um tanto “sombria”, serve para equilibrar e dar algo para os leitores mais românticos terem uma coisa a mais pelo o que torcer, porém esse amor da Clary pelo Jace e vice-versa é extremamente enervante.
Os dois se machucam mais que tudo, mesmo quando estão juntos eles estão tristes e isso meio que confirma o que o Valentim dizia para o Jace, o amor deles dois não só os deixa fracos, como os deixa extremamente burros também. Tanto Clary como Jace são personagens interessantes, com ótimas histórias e muitas coisas a serem exploradas, porém a autora insiste em focar apenas no romance deles e nas idiotices que um faz pelo outro. Na real, eu fico com vontade de mandar os dois para um psicólogo, pois esse amor sem fronteira deles dois é quase uma obsessão e isso fica muito marcado nesse livro onde eles fazem declarações que a primeira vista podem ser até bonitas, mas quando a gente para um pouco para analisar são um pouco preocupantes.
Clary e Jace a parte, eu gostei do foco que foi dado aos outros personagens, finalmente tivemos mais do Simon e de como ele se sente, fiquei até surpresa da autora ter abordado o lance da mãe dele, algo promissor que eu espero de verdade que seja aprofundado no livro seguinte. Para além do Simon, tivemos a introdução do Jordan, que se mostrou um personagem interessante, as partes dele com o Simon e o Jace no apartamento foram ótimas, e serviram para equilibrar um pouco o tom sombrio de tudo que tava acontecendo e o fato dele ter aparecido nesse momento e ter uma história claramente inacabada com a Maya deixa o caminho super aberto para o desenvolvimento do Simon com a Izzy que eu espero desde o início dessa saga.
No mais, o livro foi muito bom na introdução de um novo plot, a própria Cassandra havia dito que TMI foi pensando inicialmente como uma trilogia, mas fico feliz que ela mudou de ideia e estou ansiosa para (re)ver onde esse novo plot irá levar.
Nenhum comentário