|EU VI| 'HOMEM FORMIGA E A VESPA'
ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS
Por: Amanda Dias
Após a bilheteria morna do primeiro filme em 2015, a existência de uma continuação parecia improvável. Entretanto, dia 5 de julho estreou no Brasil a nova aventura do Homem Formiga (Paul Rudd), na qual lida com as consequências de sua participação em outro filme do universo Marvel: Capitão América: Guerra Civil.
Não assistiu Homem Formiga ou a terceira aventura do Capitão? Relaxa, a produção dirigida por Peyton Reed explica o necessário para o espectador não passar as próximas duas horas confuso!
A trama orçada em 162 milhões de dólares, um pouco mais cara que o anterior, situa-se dois anos após o herói ajudar o Capitão América na Alemanha, quebrando o Tratado de Sokovia, e ser condenado a dois anos de prisão domiciliar e três de liberdade condicional. O talentoso ladrão quer criar sua filha (Abby Ryder Fortson) em paz, mas Hope Van Dyne (Evangeline Lilly) e o Dr. Henry Pym (Michael Douglas) têm outros planos para ele.
Faltando três dias para retirar a tornozeleira eletrônica e ser reintegrado na sociedade, Scott sonha com o Reino Quântico e uma mulher loira desconhecida (Michelle Pfeiffer) brincando de esconde-esconde. Perturbado, ele utiliza um telefone secreto para contatar o cientista Pym, sem saber os perigos que isso desencadearia. Pouco tempo depois, ele é sequestrado por Hope e Henry.
Eles estão construindo um Túnel Quântico para buscar a mãe de Hope, a cientista Janet Van Dyne, presa há três décadas no Reino após sacrificar-se em uma missão na qual encolheu-se para um tamanho irreversível. Eles revelam que Scott ligou cinco minutos depois de testarem a tecnologia, levando-os a crer que as coordenadas de sua localização estão em algum lugar da mente dele. Porém, falta uma peça para estabilizar a energia e completar o Túnel.
Se for pego fora da residência pelo policial Jimmy Woo (Randall Park) passará os próximos 20 anos atrás das grades. Relutantemente, ele aceita por causa da dívida que possui com os dois em relação à Alemanha. Assim, o trio parte ao encontro do contrabandista Sonny Burch (Walton Goggins), o vilão do filme que está interessado em vender as tecnologias do Laboratório de Henry.
Ao contrário de Sonny, é difícil classificar a Fantasma (Hannah John-Kamen) como vilã. Uma sequência de flashbacks mostra o acidente que levou ao desequilíbrio molecular em seu corpo e como foi transformada em uma arma pelo governo. Todas as células constantemente se partem e seu traje é responsável por estabilizá-la, infelizmente não é mais suficiente e ela desaparecerá em breve. A sua única esperança é utilizar a energia do Reino Quântico dentro de Janet para restaurar o equilíbrio, mesmo que possa mata-las.
Por isso, ela rouba a peça faltante de Sonny e uma perseguição se inicia para recuperá-la antes que o tempo se esgote e a mãe de Hope fique perdida para sempre. Consequentemente, Scott é obrigado a assumir a identidade de Homem Formiga novamente e conta com Hope como parceira, pois ela se tornou a Vespa. Será que a confiança entre eles será restaurada? Conseguirão salvar Janet? A Fantasma virará pó? (Entendedores entenderão)
Homem Formiga e A Vespa destoa das outras produções do Universo Marvel devido a três pontos. Primeiramente, ao contrário de Deadpool, o alívio cômico dos diálogos é apropriado para toda a família e está balanceado com as cenas de luta, o que agrada os fãs tanto de ação quanto de comédia.
Além disso, é inegável a qualidade dos efeitos especiais. As bruscas variações de tamanho dos personagens desencadeiam mudanças de percepção em relação ao cenário, criando um espetáculo visual.
Deve-se destacar a importância da personagem de Evangeline Lilly no momento histórico que vivemos. Figuras femininas no UCM eram secundárias até agora, mas A Vespa traz os holofotes para si. Forte, determinada e inteligente, ela encanta a audiência e inspira as novas gerações presentes na audiência. Claro que não estou esquecendo da Viúva Negra (Scarlett Johansson), porém as narrativas sobrecarregadas de personagens masculinos deixam-na sem espaço.
Será que a bilheteria garantirá um terceiro filme para a franquia? Ou nos despediremos dos personagens após os Vingadores 4?
4,5 de 5 estrelas.
Confira o trailer do filme abaixo:
A trilha do compositor Christoph Beck, pontuada por temas inusitados, ajuda a criar essa sensação de que o imprevisível norteia Homem-Formiga e a Vespa. Adorei ver a Michael Peña no filme, é de admirar o profissionalismo deste ator, trabalha muito para se entregar em cada atuação o melhor, sempre supera seus papeis anteriores, o demonstrou em Lego Ninjago um filme de criança que se converteu em um dos meus preferidos. Recomendo muito o filme, é uma historia que vale a pena ver.
ResponderExcluir