AGORA NO BLINK

|RESENHA| BONECO DE NEVE


Autor: Jo Nesbø
Ano: 2017 / Páginas: 420
Editora: Record
Nota: 3 de 5 estrelas

 SINOPSE

O grande best-seller do aclamado autor norueguês que deu origem ao filme
A primeira neve do ano cai sobre Oslo num dia frio de novembro. Birte Becker chega do trabalho e elogia o boneco de neve que o marido e o filho fizeram no jardim. Os dois ficam surpresos – eles não tinham feito boneco nenhum. Ao olhar pela janela, o menino nota que a figura branca está virada para a casa, com os olhos negros voltados para a janela. Para eles. Quando o inspetor Harry Hole recebe uma carta do autointitulado Boneco de Neve, não desconfia do tenebroso significado dessa alcunha. Somente após descobrir alarmantes traços em comum entre vários desaparecimentos na Noruega, o policial percebe que está envolvido numa trama muito maior, capaz de testar os limites de sua sanidade.

RESENHA

Boneco de Neve foi minha primeira leitura do autor Jo Nesbo e ela não me decepcionou. No início eu fiquei perdida com o nome das pessoas e das localidades – o livro se passa na Noruega – mas, depois de uns capítulos fui me acostumando e pude me conectar de fato com a história e seus personagens.

O começo do livro é meio parado, Nesbo tenta intercalar algumas linhas temporais, porém a divisão é um pouco confusa e eu tive que voltar nos capítulos antigos para poder me lembrar das coisas, e como eu disse, além dessa confusão o começo do livro é lento. Como foi minha primeira leitura dele, teve várias referências a aventuras passadas de Harry Hole que eu perdi afinal esse já é o sétimo livro envolvendo o detetive, mas nada de grande relevância para essa trama ou o desenvolvimento dela.

Sobre o plot do livro em si, após passada a parte parada, as coisas tomam um rumo interessante e o mistério vai se destrinchando dando abertura para vários fins possíveis, o que com certeza surpreende o leitor. Quando as linhas temporais começam a fazer sentido. Os pedaços do quebra cabeça vão se encaixando e os personagens que achávamos conhecer são mostrados sob uma perspectiva nova e empolgante, o livro adquire uma “energia” a mais e é a partir fai que a leitura atinge seu ponto alto, onde fica quase impossível não devorar página atrás de página para ver qual será a próxima reviravolta.

Nenhum comentário