AGORA NO BLINK

|EU VI| KLAUS


15 de novembro de 2019 na Netflix / 1h 36min / Animação
Direção: Sergio Pablos
Elenco: Rodrigo Santoro, Fernanda Vasconcellos, Daniel Boaventura...
Distribuidora: Netflix 

Klaus é um dos filmes indicados ao Oscar 2020, sendo um original da netflix.  Em 2017, a Netflix adquiriu os direitos de Klaus, animação feita por Sergio Pablos. Pensando na inúmera quantidade de filmes com temática natalina, você pode estar se perguntando se precisávamos de mais um, e eu te digo que sim. Não é que o filme é bom mesmo?

Klaus nos conta como surgiu o Natal, nos moldes que conhecemos hoje; Papai Noel, presentes, cartinhas, tudo. Contudo, a história é bastante peculiar e criativa, pode-se dizer.

Jesper (Jason Schwartzman no original e Rodrigo Santoro em português), é um aprendiz de carteiro, que não trabalha e ainda por cima é um filho mimado que quer viver de regalias às custas do pai. Cansado dessa situação, o pai lhe dá um ultimato: ou vai para a cidade de Smeeresnburg, e faz o envio de 6 mil cartas, ou será deserdado. 

Mas a cidade não é para iniciantes. Além de ser uma cidade nórdica, e fazer bastante frio, o que Jesper não estava habituado, os habitantes de lá que são famílias de dois clãs - os Krum e Ellingboes, vivem em pé de guerra. 

As crianças de lá não sabem ler e escrever, porque nem conviverem juntas podem, devido a rixa familiar. A professora da cidade é açougueira, por falta de trabalho, devido às circunstâncias. Mas a partir do momento em que Jesper encontra Klaus (por acidente), muita coisa muda. Klaus envia um presente a um garotinho, devido a uma cartinha desenhada que achou do mesmo, e Jesper vê nesse incidente a oportunidade de cumprir a meta estabelecida por seu pai e se livrar dessa cidade, voltando aos confortos de sua vida.

No ínicio, ele age por motivos egoístas, mas à medida que decorre tempo, ele começa a se engajar verdadeiramente. Não só ocorre uma mudança nele, como em todos os habitantes da cidade. As crianças começam a se comportar, a ir à escola para aprender a ler, e os adultos começam a deixar a rixa centenária de lado, o que não agrada a líder do clã Krum que propõe uma trégua aos Ellingboes a fim de tirar o Jesper da reta.

Isso culmina em aborrecimento para os amigos de Jesper, que em certo momento acreditam que ele só fez tudo aquilo por motivos egoístas, o que não é verdade, e logo após é algo nitidamente percebido.

O bonito do filme é entender de maneira animada, como a história do Papai Noel foi constituída, mas não só isso. As renas, trenós, os presentes, as cartinhas, o conto dele na chaminé. O filme aposta numa animação bem clara, com cores sutis, mas bem bonita. O enredo é envolvente, sendo um bom conto de natal, e uma boa pedida para ser assistido em família.

4 de 5 estrelas.

Confira o trailer do filme abaixo:


Por: Nataly O.


Nenhum comentário