|RESENHA| O ÚLTIMO OLIMPIANO
Autor: Rick Riordan
Ano: 2010 / Páginas: 384
Editora: Intrínseca
Nota: 5 estrelas
Nota: 5 estrelas
Sinopse
O aguardado desfecho da série que já ultrapassou a marca de 500 mil exemplares vendidos e é destaque nas principais listas de best-sellers do país. Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho.
Resenha
Terminei O Último Olimpiano, e devo dizer que eu não sabia que um livro poderia me afetar tanto assim. Embora seja o último da primeira saga, esse livro foi o que eu menos lembrava, então não pude fazer uma comparação direta com a minha primeira leitura dele. Mas pude sentir a emoção – a nível que eu não estava esperando – e essa experiência ficará sempre guardada na minha memória.
Depois de ter acompanhado o crescimento do Percy ao longo dos livros, dá até um certo orgulho vê o homem que ele se tornou, em meio aos ladrões, monstros, maldições, labirintos e os próprios olimpianos, Percy manteve sua essência e cumpriu seu destino, salvando não só o Olimpo, mas toda a civilização Ocidental.
Gosto bastante do foco que todos os personagens recebem nesse livro, mesmo sob o ponto de vista de Percy, todos foram devidamente comtemplados e honrados a sua própria maneira. Minhas maiores surpresas foram Nico, Silena e o Ethan, esses três com certeza tiveram papeis muito importantes e nesse livro em particular, se sacrificaram pelo bem maior. O Nico provou ser mais que um garoto magoado, ele superou seus traumas e honrou a memória da irmã, se tornado um dos personagens mais desenvolvidos nessa história, claro que no início ele da umas mancadas, mas no final ele estabelece um novo sistema para os filhos de Hades, o que é algo muito importante.
Silena foi uma grande surpresa, principalmente com o início do livro, mas foi genial o autor ter posto logo ela como a traidora, visto que, de todos os chalés, uma traidora filha de Afrodite sendo enganada por Luke do jeito que foi, com certeza era o que mais iria atingir Annabeth e vimos isso no livro, quando ela finalmente aceita que não haveria mais salvação.
Já o Ethan, confesso que fiquei com muita raiva dele no livro passado e desejei diversas vezes que tivesse morrido, mas nos seus momentos finais ele conquistou meu perdão e deixou um legado que com certeza irá fazer toda a diferença, principalmente depois de vermos o que o ódio e o rancor pode fazer com semideuses que acham que foram abandonados.
Esse livro é a definição de completo, Rick Riordan mais uma vez mostrou o seu dom e emocionou todos com um final empolgante, brilhante, que contemplou todos os personagens e até apresentou novos, tudo isso sem perder o ritmo dessa saga maravilhosa que é Percy Jackson e Os Olimpianos.
Nenhum comentário