AGORA NO BLINK

|EU VI| BELEZA AMERICANA


Data de lançamento 25 de fevereiro de 2000 (2h 02min)
Direção: Sam Mendes
Elenco: Kevin Spacey, Annette Bening, Thora Birch...
Gênero: drama
Distribuidora: Universal Studios

Beleza Americana (American Beauty), lançado em 2000, é um filme indicado a 8 oscars e vencedor de 5: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator e Melhor Fotografia. Conta com a atuação de Kevin Spacey, Annette Bening, Thora Birch, Wes Bentley, Mena Suvari, Chris Cooper, Allison Janney e Peter Gallagher.

Assisti o filme há uns meses atrás. Confesso que não tinha a mínima noção do que esperar, pois, apesar de ser um filme lançado há muito tempo, nunca havia visto ou recebido um spoiler sobre ele. Li a sinopse, vi que era um drama e me interessei, além do mais, a conhecida cena de Angela Hayes (Mena Suvari) em meio às rosas, que aparece assim que você pesquisa sobre o filme no Google, também havia me chamado atenção. 

O protagonista do filme é Lester Burnham (Kevin Spacey), um homem de meia idade que não suporta mais a realidade em que vive. A relação com sua esposa se torna cada vez mais decepcionante e ele não consegue lidar com sua filha adolescente. Mas o mundo de Lester parece iluminar-se quando ele conhece Angela Hayes, amiga de sua filha, uma bela adolescente que passa a povoar os pensamentos de Lester, o que o incentiva a mudar, largando o emprego, cuidando do corpo e tendo outras atitudes destoantes das que costumava ter anteriormente.

O filme mostra o outro lado do sonho americano, incluindo a hipocrisia e as máscaras sociais que os personagens utilizam ao longo do filme. Por fora, a família de Lester parece perfeita aos olhos de qualquer um, mas tudo trata-se apenas de aparências. Nenhum dos membros daquela família é feliz ou satisfeito com suas vidas e é essa insatisfação que movimenta as decisões de cada um deles. Os vizinhos e Angela também mostram ao expectador personas que são capazes de enganar a todos os que estão ao redor deles. 

Mas o que acontece quando essas máscaras sociais são postas à prova? Tudo pode desmoronar ou a hipocrisia pode continuar, e é a partir daí que o filme começa a tomar rumos inesperados. 

O final foi realmente chocante para mim, pois, apesar dos acontecimentos ao longo do filme, eu sempre consigo me surpreender com a forma que a mente humana trabalha em prol de esconder e negar tudo aquilo que é repudiado em si mesmo.

Para todos os que querem assistir um filme que provoque momentos de reflexão, um drama denso e cheio de impacto, eu recomendo assistir Beleza Americana. Independente de quantos anos se passaram, esse filme ainda é capaz de mostrar a realidade que muitos vivem. 

5 de 5 estrelas.

Confira o trailer do filme abaixo:



Por: Sayuri

Nenhum comentário