|EU VI| CORPO FECHADO - FRAGMENTADO - VIDRO
Direção: M. Night Shyamalan
Elenco: Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright
Gêneros: Suspense, Fantasia
Distribuidora: -
Por: Sayuri
A trilogia do diretor M. Night Shyamalan se inicia com Corpo Fechado (2000), filme estrelado por Bruce Willis (David Dunne) e Samuel L. Jackson (Elijah Price)
Confesso que o início do filme me pareceu um pouco parado, pois os acontecimentos caminhavam lentamente. O protagonista David levou um tempo até se dar conta do que Elijah estava querendo lhe revelar e, como era esperado, se mostrou relutante em acreditar. Porém, o plot twist que ocorre próximo ao final é espetacular. Isso porque as características do antagonista Elijah nos faz criar um estereótipo de fragilidade e sensatez em torno do mesmo. E é através dessa falta de expectativa com relação a capacidade dele que a loucura que o domina nos pega totalmente de surpresa... ou seria ele, na realidade, apenas mais uma pessoa sensata com grandes ambições, assim como muitos de nós?
Na sequência, temos o famoso Fragmentado (2016), protagonizado por James Mcavoy (Kevin + ...) e Anya Taylor-Joy (Casey Cooke). O filme foca em Kevin e seu Transtorno de Múltiplas Personalidades, o qual possui 23 personalidades distintas, até onde se sabe. No filme, o enredo busca explorar, de forma exagerada, a potencialidade da mente humana e seu reflexo no corpo físico. Esse suspense nos mantém tensos e cada vez mais atentos às cenas. Outro ponto importante para ser abordado é a atuação de James McAvoy, a qual é extremamente surpreendente ao interpretar todas as personalidades, muitas vezes mudando de uma para a outra repentinamente e nos fazendo acreditar que ali não é apenas um ator, mas sim o próprio personagem Kevin.
Por fim, a maior questão que fica é: até que ponto nossa fascinante mente é capaz de interferir em nossos corpos? Na ansiedade, as mãos tremem, o coração acelera. Em momentos de estresse e tristeza, podemos até mesmo sentir dor. Mas e se pudéssemos controlar a forma como nossa mente interfere no funcionamento de nosso corpo? Poderíamos expandir nossas capacidades? São inúmeras questões, mas ainda não temos respostas para todas.
Ao fim da trilogia, temos Vidro (2019). Brilhantemente, o diretor M. Night Shyamalan consegue juntar todos os protagonistas anteriores e unir suas histórias. Os enredos e o sentido trazido aos filmes se conectam sem falhas.
As vidas de todos os protagonistas se cruzam e a temática principal dos filmes se torna clara.
Vidro é um filme que prende o olhar do telespectador do início ao fim e, a cada cena, a tensão e a curiosidade aumentam. Ele consegue nos fazer sentir todas as emoções geradas por Corpo Fechado e Fragmentado em dobro!
Nota: 5 de 5
Confira o trailer do filme Corpo Fechado abaixo:

Nenhum comentário