AGORA NO BLINK

|RESENHA| OS FILHOS DE ANANSI


Autor: Neil Gaiman
Ano: 2015 / Páginas: 328
Editora: Intrínseca
Nota: 5 de 5 estrelas 

Sinopse

Charlie Nancy tem uma vida pacata e um emprego entediante em Londres. A pedido da noiva, ele concorda em convidar o pai para seu casamento e fazer uma tentativa de reaproximação, já que há vinte anos os dois não se falam. Enquanto isso, no palco de um karaokê na Flórida, o pai de Charlie tem um ataque cardíaco fulminante. A viagem de Charlie até os Estados Unidos para o funeral acaba se tornando a jornada de uma nova vida. Charlie não tinha ideia de que o pai era um deus. Menos ainda de que ele próprio tinha um irmão. Agora sua vida vai ficar mais interessante... e bem mais perigosa. Embrenhando-se no território de lendas e deuses pagãos, a poderosa narrativa de Neil Gaiman leva o leitor a mergulhar nessa história fantástica e bem-humorada sobre relações familiares, profecias terríveis, divindades vingativas e aves muito malignas.


Resenha

Os Filhos de Anansi tem mitologia, ação, romance, mistério, morte e muito mais! Neil Gaiman entrega um livro maravilhoso e não choca ninguém. 

No início eu estava resistente com a leitura, o começo é meio morno e até um pouco entediante, se a meta de Gaiman foi passar o quão chato era a vida de Fat Charlie antes do irmão aparecer, essa meta foi atingida com sucesso. Eu diria que o verdadeiro conteúdo do livro começa quando Fat Charlie “invoca” o irmão, Spider é tudo que ele nunca foi e muito mais e é muito interessante ler as interações deles.

Não duvido que as intenções de Spider fossem boas, mesmo ele tendo vacilado muito com o Fat Charlie, por viver como um Deus ele nunca se importou de fato com as consequências de suas ações, e de certa forma isso de se importar é tudo muito novo para ele. No fim ele não foi um cara ruim, ele só precisava de alguém que o aceitasse o entendesse e acima de tudo que estivesse ali para ele quando ele precisasse. 

Toda a jornada de Charlie indo e vindo de Londres para os EUA e até as idas dele ao mundo mítico foram muito bem construídas e mesmo sendo um pouco fora da realidade, Gaiman fez com que parecesse algo completamente normal você se jogar no mundo apenas com a roupa do corpo para se livrar do seu irmão que está literalmente roubando sua vida, o que é um puta plot twist que eu não estava esperando de jeito nenhum.

Quando a revelação final é feita eu tive que parar de ler par aplaudir a genialidade de Gaiman, esse homem pensa em todos os detalhes e mesmo com o começo lento ele consegue prender a atenção do leitor a um nível que é preciso ler tudo de vez para que as peças se encaixem e finalmente se faça luz!
A parte mítica do livro é muito boa e para mim que não tinha conhecimento nenhum sobre Anansi e suas histórias, esse livro serviu como porta de entrada para mim nesse mundo tão vasto que é a mitologia africana. Fiquei bastante curiosa sobre os outros deuses animais e suas histórias com Anansi, que em vida era um deus bem escroto, mas depois de ter passado pela mitologia grega, romana e nórdica eu cheguei a conclusão que todos os deuses são assim. 

Enfim, Gaiman está de parabéns, provando que ele com toda certeza pode escrever qualquer história. 

Nenhum comentário