|COMENTÁRIOS| SALVATION S2XE02 – DÉTENTE
O que você faria se estivesse presenciando o fim dos tempos? O segundo episódio da temporada começa com o noticiário mostrando protestos, quedas nas bolsas de valores e comerciais de bunkers luxuosos. Enquanto as pessoas ordinárias procuram maneiras de lidar com o pânico, os personagens principais tentam proteger o planeta das ameaças internas e externas.
Ao mesmo tempo, vemos uma invasão à casa de Claire Rayburn (Erica Luttrell), que foi assassinada na temporada anterior por Grace (Jennifer Finnigan). O detetive Alonzo Carter (Ashley Thomas) procura evidências de que ela tenha fugido, mas encontra dinheiro e um passaporte falso intactos, junto com um pendrive repleto de fotos de Harris (Ian Anthony Dale). Quem quer que seja, sabia o que estava procurando e conhecia a vilã. Será que buscará vingança?
Ainda sobre o Secretário de Defesa, ele pede a ajuda do ex agente da CIA, Hugh (Mark Moses), para encontrar Monroe Bennet (Sasha Roiz). O ex Presidente do EUA foi responsável por mandar matar seu filho (André Dae Kim) na primeira temporada, por ser um membro do grupo RE/SYST.
Os terroristas da RE/SYST são o elo entre os dois principais temas de Salvation: política e ciência. Enquanto colocam governos uns contra os outros, montam uma força-tarefa com 30 cientistas para solucionar a questão do asteroide Samson, que colidirá com a Terra em 121 dias. As cenas dentro do Laboratório Tanz acompanham Liam (Charlie Rowe) em seu primeiro dia, quando conhece Alycia (Melia Kreiling), uma engenheira física grega. Alguém consegue sentir o triângulo amoroso se formando?
Falando em um dos membros desse novo triângulo amoroso, Jillian (Jacqueline Byers) enfrenta duas difíceis tarefas: encontrar o assassino de Joe (Aaron Douglas) e lidar com a imprevisibilidade de Darius (Santiago Cabrera). O novo Vice-Presidente tem a ideia de viajar até a Islândia para criar um rail gun: um canhão magnético que disparará bolas hipersônicas em direção a Samson para tirá-lo do curso. Para isso, deve adaptar um acelerador de partículas que está na cidade islandesa Reykjavík. Porém, RE/SYST proibiu viagens internacionais. Ele e Grace deverão passar desapercebidos, alguém mais sentiu um déjà vu da temporada anterior? #MissãoRússia
Para quê um triângulo amoroso quando se pode ter um quadrado? Como não bastasse a adição de uma misteriosa cientista e seus encontros forçados com Liam, a secretária de Darius reencontra um ex colega do ensino médio trabalhando na Casa Branca, interpretado por Madison Smith. Sem as espinhas ou aparelho e bem vestido, parece sair de uma fanfic pós-colegial. A CBS certamente adora um clichê.
Outro ponto interessante do episódio é o encontro entre Harris e Alonzo, enquanto o primeiro está indo ao Forte Reynolds. O detetive da polícia questiona o porquê de casa de Claire ter sido completamente limpa, sem a presença nem das próprias digitais. A suspeita recai sobre o Secretário por causa das fotos no pendrive e ele confessa uma relação extraconjugal três anos antes. Para os espectadores que não se recordam, Grace a matou para salvar Harris. Pode-se dizer que o policial está no caminho certo.
“Ex nihilo nihil fit.” O primeiro momento movimentado da narrativa ocorre na Islândia. Ao chegarem no fórum internacional e requisitarem um encontro com a Dra. Rosetta Stendahl (Anjali Jay), homens sob o comando dela ameaçam atirar, afinal a presença do governo americano coloca o pequeno país europeu em risco. Depois, Darius convence a colega de faculdade a ouvi-lo e consegue a convocação de uma última reunião.
Honestamente, eu não esperava que esse plot traria alguma coisa além de um discurso bem elaborado do Vice-Presidente e uma música épica ao fundo, mas fui surpreendida positivamente. Quando Darius consegue acalmar os ânimos dos representantes e começa a convencê-los, uma tentativa de assassinato não parecia uma possibilidade. Porém, o rosto familiar de David Nykl surge e ele atira três vezes. Acredito que a reação de Grace define toda a audiência ao ver nosso gênio favorito caído. Felizmente, ele usava uma espécie de colete à prova de balas, bem engenhoso. É uma cena avulsa para manter a atenção do público e muito bem-vinda.
Do outro lado do oceano, Jillian usa seus instintos jornalísticos para procurar buracos nas histórias daqueles que estavam no bunker e desvendar o assassinato de Joe. Todavia, não esperava que algo de errado estivesse na história do próprio morto. Após não conseguir telefonar para a esposa (Shauna Hansen) dele, decide ir até a casa e encontra o verdadeiro Sr. Riggs, agora interpretado por Julian Paul. Por que a vítima teria uma identidade falsa? Quais eram as suas intenções?
O final do episódio teve quatro cenas importantes. Na primeira, Alycia diz ter trabalhado na Tanz desenvolvendo a tecnologia responsável pela Inteligência Artificial TESS, mas sua carreira foi destruída por seu chefe que obteve todos os créditos. Após a revelação, Liam começa a ouvir seus conselhos e decide revelar seu plano para os outros cientistas, chocando-os com a informação de que o núcleo maciço é feito de ferro. Colocou os gênios com prêmios Nobel no chinelo!
Falando em Tanz, mesmo após ser alvo de tiros, fazer um belo discurso e convencer 2/3 dos representantes, o uso do acelerador de partículas é negado. Isso deve-se ao fato de que Monroe foi a público sobre ser oficialmente ainda o presidente do país, consequentemente os membros não querem ser associados a administração ilegal da de Mackenzie (Tovah Feldshuh). Assim, a última alternativa de Darius é convidar Rosetta para construir um novo rail gun a partir de um acelerador de partículas incompleto que está nos EUA.
Na penúltima cena, Grace está de volta a solo americano e recebe uma visita surpresa em sua casa: Alonzo. Ele quer interroga-la sobre o desaparecimento de sua irmã, Claire. Alguém esperava essa conexão entre eles? Mal imagina que a assassina dela está de frente para ele. Será que Grace conseguirá manter o segredo?
“Prepare for what? War.” Na Casa Branca, a presidente Mackenzie, Harris e Darius observam a multidão que protesta do lado de fora. Talvez o asteroide não seja a maior de suas preocupações, mas uma guerra de poder interna.
O segundo episódio termina em ritmo acelerado e não decepciona. Détente deixa o espectador com mais questões como, por exemplo, quem era o farsante no bunker? Ademais, mesmo que a natureza da série seja Sci-Fi, consegue manter o plot político interessante até esse ponto. Resta aguardar os próximos truques que os roteiristas de Salvation têm na manga.
Eu queria saber o que perdi. Dárius afirma ter feito um disparo e não acertado o asteróide. Porque não vi isso... estou revendo os capitulos onde isso deveria ter acontecido e nada. Ele menciona isso quando estava desvendado aquele dilema do beija flor.
ResponderExcluir