AGORA NO BLINK

|RESENHA| EM CHAMAS


Autora: Suzanne Collins
Ano: 2011 / Páginas: 416
Editora: Rocco Jovens Leitores
Nota: 4 de 5 estrelas 

SINOPSE

Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de uma situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

RESENHA

Na primeira vez que li Em Chamas, o livro rapidamente se tornou meu favorito, porém nessa segunda leitura eu reparei em algumas coisas que me fizeram ter uma visão diferente sobre todo o livro e o que ele realmente significa para a trilogia como um todo. 

Na resenha de Jogos Vorazes eu comentei sobre o livro ser bem político, e em Em Chamas vemos a continuação disso, mesmo que de forma bem sutil no começo. A relação entre o Presidente Snow e Katniss aqui é um dos maiores destaques, a forma como ele se deslocou até o Distrito 12 para ameaça-la e a forma que aos poucos ela vai se dando conta do verdadeiro efeito que teve, é como assistir uma dança onde os oponentes se odeiam, mas ainda assim tem que dançar juntos para um bem maior. 

Embora tenha começado a perceber o alcance de suas ações, a Katniss é muito burra em algumas cenas, várias vezes durante a leitura me peguei querendo apontar o dolorosamente obvio para ela, que como sempre não consegue ter a visão do todo. Entendo que foi o jeito que ela foi criada, que o instinto de sobrevivência dela grita para que ela tome ações imprudentes, mas sinceramente, depois de todo o ocorrido e até mesmo depois da conversa com o Snow ela deveria ter um mínimo de cautela e pensar um pouco antes de falar e tomar atitudes precipitadas. 

Sobre o Massacre Quaternário, foi o que fez esse livro ser meu favorito na primeira vez li, uma arena em forma de relógio, os vencedores se reunindo novamente e principalmente toda a ação que envolvia eles foi extremamente atraente para uma jovem envolvida na narrativa. Agora é apenas triste, fazer 24 pessoas reviverem os piores dias de suas vidas, fazer elas largarem tudo o que construíram – os que conseguiram construir algo -, largarem suas famílias, para voltar ao terror que é a arena, para voltarem a ser assassinos é triste e dá raiva, muita raiva mesmo. 

A Suzanne Collins foi muito perspicaz aqui, pois é nesse livro que tudo fica claro, pelo menos ao meu ver, em Em Chamas fica explicito que a trilogia não vai ser a história de Katniss uma sobrevivente dos Jogos Vorazes, mas sim a história de Katniss a Garota em Chamas que foi a faísca que a revolução precisava para ascender de vez. 


Nenhum comentário