|EU VI| VOCÊ NEM IMAGINA
1 de maio de 2020 (1h 44min)
Direção: Alice Wu
Elenco: Leah Lewis, Alexxis Lemire, Daniel Diemer
Generos: Comédia, Romance
Distribuidora: Netflix
Você nem Imagina (The Half of It) é um daqueles filmes que você acha que já sabe o que vai acontecer, afinal é mais um filme clichê adolescente, porém, diferente dos clichês que estamos acostumados, esse filme traz algo “novo”. Embora ainda se atenha ao clássico “garoto comum se apaixona pela garota popular”, Você nem Imagina adiciona algo a mais nesse clichê, algo que é uma vitória para muitos telespectadores e com certeza vai fazer muita gente se sentir representada.
Para além do garoto comum aka Paul Munsky (Daniel Diemer) e da garota popular aka Aster Flores (Alexxis Lemire), no filme temos também a garota nerd aka Ellie Chu (Leah Lewis) e ao contrário do que seria esperado ela não está interessada no garoto comum. Ellie Chu representa uma quantidade absurda de meninas que em algum momento de suas vidas se viram apaixonadas por alguma conhecida/amiga da escola, esse é o “algo mais” que move o filme, a comédia romântica clichê se torna uma comédia romântica clichê LGBTQ e acredite, isso faz uma diferença enorme e abre espaço para vários outros assuntos.
Confesso que talvez o uso do termo comédia romântica não seja tão correto, afinal estamos acostumados com aquelas coisas heteronormativas bem água com açúcar e que no fim tudo são flores, mas quem é LGBTQ raramente tem isso e creio que foi isso que a diretora do filme quis passar, algo sim clichê – afinal é um filme teen – mas também meio fiel a vida do jovem LGBTQ que sabemos não ser fácil. Isso aparece bem sutilmente ao longo do filme, pequenas situações, comentários, que ficam claro por exemplo o quanto a Ellie é sozinha, ou o quanto a Aster não tem ninguém que realmente a conheça e quanto ela está triste.
Fico triste por a relação das duas não ter tido um foco maior, acaba que a relação da Ellie com o Paul e a construção da amizade dos dois ocupa a maioria do tempo de tela, mas entendo o ponto da diretora e acho que entendo o que ela quis passar com isso. Nem todo romance tem um final feliz, o romance em si não é sobre final feliz, mas sim sobre atos, momentos, são os momentos que ficam eternizados, tais como as palavras que são parte importante do filme também.
O filme é lindo, a história é emocionante e empolgante, faz a gente torcer, sorrir, chorar, nós dar esperança e as vezes é só isso que precisamos, um pouco de esperança para continuarmos a vida ou para muda-la radicalmente.
4 de 5 estrelas.
Confira o trailer abaixo:
Nenhum comentário