|EU VI| O IRLANDÊS


Data de lançamento 14 de novembro de 2019 (3h 29min)
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci...
Gêneros: Suspense, Biografia
Distribuidora: Netflix 

O Irlandês é um filme dirigido por Martin Scorsese e conta com grandes nomes no elenco, como: Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci e Harvey Keitel. Apesar de não ser uma temática que é do meu agrado, resolvi dar uma oportunidade e não me arrependi. Me senti agraciada pelas ótimas atuações, e há de se falar na fotografia do filme, impecável, desde as simples cenas, até o retrato das passagens do tempo sutis entre os personagens.

O Irlandês é nada mais, nada menos que Frank Sheeran (De Niro), um caminhoneiro veterano da Segunda Guerra Mundial, que acaba se envolvendo com a máfia, em um primeiro momento, por questões financeiras. Com o passar do tempo, acaba constituindo uma relação estreita com Russel Bufalino (Joe Pesci), em que há uma troca de favores entre ambos, e até mesmo poderia se dizer que há sim uma amizade entre eles. Russel mantém grande influência na máfia, e sobre Frank, que sempre lhe presta favores como assassino de aluguel.

A trama envolve além de assassinatos, relações diretas com a política, como por exemplo, desde a presidência de John F.Kennedy, até o assassinato do mesmo.

Apesar de parecer um simples filme sobre máfia, há algo mais emblemático, que acaba saindo da ficcção e tomando a dimensão do real: o crime que consiste no desaparecimento do líder sindical Jimmy Hoffa (Al Pacino), e todos os envolvidos no caso. Embora se trate de um caso real, e até hoje o crime não tenha sido elucidado, Scorsese explora justamente esse envolvimento do Frank com o Jimmy, e a “amizade” de ambos durante décadas.

Hoffa era bastante popular no meio sindical, mas mantinha relação estreita com a máfia. Além do poder econômico que detinha, era responsável também por diversas articulações, o que em parte acaba interferindo na configuração política dos EUA. Apesar de tamanha influência, acaba desafiando certas autoridades da máfia que o ameaçam. Russel tem bastante participação nesse contexto, por se constituir justamente como uma ponte, entre o crime e a política, e em parte ser responsável pelos acontecimentos que culminam no assassinato e desaparecimento de Jimmy.

Mais do que um filme que retrata a ascensão e permanência da máfia em determinado cenário, são retratados também amizades, e relações entre os personagens, tudo com um tom sombrio e em certa parte entristecedor. Quando analisamos principalmente a vida familiar do Frank, é percebido o quanto a vida do crime acabou lhe afastando em parte da sua família, e principalmente de sua filha Peggy, a qual se distancia dele, o que lhe é motivo de tristeza em seus últimos dias na velhice. 

Após o crime que envolvia Jimmy Hoffa, muitos dos integrantes da máfia que se encontravam no poder, foram indiciados e levados à prisão por diversos motivos, contudo, nenhum deles pelo assassinato do Jimmy. Alguns ficaram até velhos na prisão, sendo Frank o único remanescente do grupo inicial. Apesar de tudo, o que se tem conhecimento é que até hoje não se sabe em que local o corpo de Hoffa está enterrado.

O filme é uma narrativa intensa e longa, e cheia de acontecimentos históricos que nos situam em um âmbito totalmente à parte do que é explicitamente conhecido. Em seus últimos minutos, a trama carregada dá lugar a um ar melancólico, em que talvez a culpa e o arrependimento se façam presentes, não apenas como forma de redenção da alma. As verdadeiras intenções de Sheeran talvez assumam um novo patamar, e portanto, fiquem a cargo de quem assiste o juízo de valor.

Numa junção de realidade e ficção em um contexto sociopolítico do século passado, Scorsese se inspirou na história real de um grupo de mafiosos e políticos, contada através de Frank Sheeran no livro I Heard You Paint Houses. Frank acaba falecendo de câncer em 2003, na vida real. Contudo, junto consigo, de acordo com o filme O Irlandês, possivelmente morrerá o segredo de quem matou Jimmy Hoffa, e o local onde o corpo permanece enterrado.  

4 de 5 estrelas.

Confira o trailer do filme abaixo:



Por: Nataly O. 

Nenhum comentário