AGORA NO BLINK

|RESENHA| A RAINHA VERMELHA

Aos 45 do segundo tempo eu consegui concluir minha leitura do segundo livro escolhido para o Desafio Literário Livreando! Como vocês podem conferir na minha TBR de Fevereiro, eu escolhi os temas: Livro com a cor Roxa ou Lilás (veja a resenha aqui) e Livros com Reis e Rainhas

No tema Livro com Reis e Rainhas eu escolhi A Rainha Vermelha, da Victoria Aveyard.


Autora: Victoria Aveyard
Ano: 2015 / Páginas: 422
Editora: Seguinte
Nota: 4 estrelas

Sinopse

O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.

Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso. Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?

Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.

Resenha

Mare Barrow é artista! No início eu não fui muito com a cara da protagonista da trama, mas no desenvolver da leitura eu acabei gostando mais e mais dela e de como a personagem foi construída. “ Do lixo ao luxo” é a definição mais que perfeita para descrever a primeira parte da trajetória da Mare nesse livro, a forma como ela vai descobrindo um mundo novo e tenta não se deixar influenciar é completamente associável com o mundo real e chega a lembrar vagamente das histórias onde pessoas comuns tem “sorte” e são escolhidas pela realeza (alô Diana, Meghan, Kate) para uma vida de suposta felicidade eterna. 

Claro que esse não é o caso da Mare, desde o momento que ela pisou no Palacete ela deixou de se uma pessoa, se tornando uma arma, um meio, um bode expiatório para o plot que foi muito além do que eu poderia imaginar. Digo com tranquilidade, esse livro é uma distopia incrível e merece ser lido por todos que gostam do gênero, a forma que a trama vai se revelando, as máscaras vão caindo e os plots twists vão acontecendo deixam o leitor de queixo caído, principalmente a reviravolta nos capítulos finais, que eu duvido muito que alguém tenha imaginado que iria acontecer. 

Uma das partes que eu mais gostei foi a relação das casas, cores e poderes, inclusive queria achar algum lugar onde tivesse essa lista separada, pois isso é muito interessante. A mitologia que a autora usa para escrever o livro bate muito perto de casa, na realidade vivemos em uma sociedade separada por cor, no livro ela é separada por sangue, força e poder, três itens extremamente relevantes que se fazem presentes durante todo o livro, nos lembrando a verdadeira intenção da história. 

Confesso que não gostei muito da parte do romance, mesmo entendendo que é necessário e nesse livro teve um papel muito importante. Eu estou um pouco cansada de ver uma protagonista incrível acabar se limitando por causa de romance, parece que esse sempre será o clichê da personagem feminina forte, o ponto fraco é sempre um romance, um príncipe – ou dois – que no fim vão influenciar alguma decisão importante da protagonista e provavelmente vão levar o crédito por isso. 

O bom é que o romance desse livro nem vai muito por esse caminho, e eu gostei do que a autora fez e de como ela desenrolou a história da Mare com os irmãos, tudo milimetricamente arquitetado e projetado para o fim caótico perfeito, mas não deixo de ficar decepcionada em saber sempre o romance será o ponto fraco de personagens femininas poderosas. 

  

5 comentários:

  1. Que capa mas top desse livro. Eu nao conhecia e achei bem bacana a história. Eu tbm penso como vc, tem hora que o romance para a personagem principal acaba enfraquecendo a mesma.

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã já leu essa sequência de livros, e confesso que nunca fiquei interessada porque não sabia muito bem do que a história se tratava. Depois da sua resenha, fiquei com vontade de saber mais 💛

    ResponderExcluir
  3. Eu já vejo essa capa desse livro a tanto tempo , mas nunca li sobre o que o se tratava, mas achava a capa linda! Apesar de não ter nada a ver, lendo sua resenha me lembrei do livro A escolha, não sei pq, talvez por conta da temática sobre a realeza. Seu post com certeza me deixou com gostinho de quero mais!

    ResponderExcluir
  4. Caramba, eu NUNCA tinha reparado nesse livro! Mas a capa chama muitaaa atenção! Adoro ver resenha de livro porque tenho uma lista grande, leio bastante e esse ano estou lendo pelo menos 1 por mês (mas as vezes consigo ler mais de um) - no momento estou no quarto! Ja vou anotar!

    ResponderExcluir
  5. Comecei a ler esse livro bem quando lançou, mas não passei das primeiras páginas. Sei lá, achei estranho... mas agora, depois que a editora lançou aquela edição nova maravilhosa, confesso que tenho uma vontade de reler. Além do que, eu tenho bem mais maturidade agora, então acho que leria esse livro com um olhar bem diferente de o de dois anos atrás :)
    Adorei a resenha e já lembrei de adicionar o livro à minha wishlist da Amazon!

    ResponderExcluir