AGORA NO BLINK

|RESENHA| O SORRISO DA HIENA


Autor: Gustavo Ávila
Ano: 2017 / Páginas: 266
Editora: Verus
Nota: 5 de 5 estrelas 

Sinopse

É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?

Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. 

Porém a proposta, feita pelo misterioso David, coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é um homem cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma no crescimento delas.

Mas até onde William será capaz de ir para atingir seus objetivos?

Resenha

Que Livro foi esse minha gente??? Acabei de finalizar e ainda estou chocada com tudo que eu li nessa última semana. 

O Sorriso da Hiena com toda a certeza superou minhas expectativas, eu já tinha noção da história principal, mas não estava preparada para a complexidade viciante que Gustavo Ávila nos presentou nesse livro. Com cenas fortes desde o início, Ávila deixa claro para o que veio e como pretende abordar o plot desse livro, é algo frio, cru e visceral que não da espaço para os leitores mais fracos, chocando pela dura realidade que mesmo exagerada em alguns pontos, ainda é algo relativamente perto da realidade do leitor. 

Particularmente, enquanto estudante de psicologia, eu fiquei com muita raiva do William é do que ele se tornou ao longo do livro. No início eu cheguei até a me identificar com ele, afinal o desejo de fazer mais é algo comum entre pessoas dessa área, mas no decorrer da história vemos que nunca se tratou sobre fazer mais para ou outros e sim para si mesmo, apenas mais um homem escondendo suas verdadeiras intenções egocêntricas atrás da desculpa de estar fazendo algo ruim pelo “bem maior”. Se a intenção do autor era deixar o leitor completamente decepcionado com o William, essa intenção foi alcançada com total sucesso. 

A teoria levantada no livro é muito intrigante e eu gostaria de ler a tese de doutorado do William, vários momentos durante a leitura eu me coloquei no lugar dele, tentei imaginar um cenário em que eu aceitaria tal acordo, mas esse cenário é impossível para mim, talvez lendo a tese dele eu pudesse entender melhor o que o levou a concordar com as atrocidades ocorridas – assumindo que fora algo além de motivos egoístas. 

Errado quem assume que o protagonista dessa história é o assassino, ao meu ver ele é apenas mais uma ferramenta, um Scielo vivo que ao invés de armazenar artigos acadêmico que serão usados em outros artigos, ele produz na integra os dados necessários para um artigo especifico de um autor especifico que só precisa das palavras certas para deixar sua humanidade para trás e se tornar um dado do próprio artigo que ele quer produzir. 

O Sorriso da Hiena é um livro brutal, chocante, empolgante e todas variantes que fazem o leitor perder o folego e não querer parar de ler nem por um segundo. Enveredando por caminhos do thiller psicológico que merecem mais atenção, indo além do motivo simples e mergulhando em toda a extensa malha psicológica que leva alguém a cometer um crime e se é de fato um crime quando o outro não reconhece como tal. 

11 comentários:

  1. Não conhecia o livro e nem o autor, mas achei o plot bem diferente do que a gente costuma ler por aí. Achei o titulo instigante e me fez questiona qual a relação com a história. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Se possível leia, esse livro foi uma surpresa maravilhosa de 2018 e eu ainda não superei essa história. Daria um ótimo filme de suspense/criminal.

    ResponderExcluir
  3. Esse é aquele tipo de história que deixa a gente curiosa, mas pelo que me conheço esse é um livro que não conseguiria ler sem me sentir mal. Porém acho que seria uma ótima trama para se ver em um filme, talvez uma série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem umas partes bem pesadas mesmo, tem que ta preparado para ler. Eu amaria ver essa trama em um filme ou série, seria incrível.

      Excluir
  4. Oi, tudo bem? Que resenha hein. Não conhecia o livro mas pelas suas palavras fiquei bem curiosa. Essa pergunta nos deixa em cima do muro. Será que os fins justificam os meios? Será que algo ruim justifica a boa intenção? Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro isso, livros que nos fazem nos questionarmos e refletirmos sobre certos aspectos da sociedade são sempre bons!

    ResponderExcluir
  6. Lendo sua resenha eu me vi com uns 9, 10 anos uma fase que ler era tudo pra mim, uma fase que eu realmente viajava na história, incorporava os personagens, obrigada por me proporcionar essa lembrança!
    Amei a resenha e o livro.

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente,já quero ler este livro. Eu amo o tema, adoro livros que exploram o conteúdo que trabalha contextos psicológicos. Gostei de como descreveu a história. Obrigada pela dica. Espero ler em breve. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto bastante de thriller e esse livro já foi bastante recomendado no clube do livro online que faço parte. Pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Que resenha massa. Eu adoro essas histórias que tem contextos psicológicos ja quero ler esse livro.
    xoxo

    ResponderExcluir
  10. Eu amei essa resenha,adoro histórias que envolve o psicologico.

    ResponderExcluir