AGORA NO BLINK

|COMENTÁRIOS| LA CASA DE PAPEL 1ª TEMPORADA - COMPLETA



O ócio das férias, me fez pensar que talvez não fosse má ideia, dar uma chance à famigerada La Casa de Papel

O principal tema da série é o assalto à casa da moeda da Espanha, tal roubo é planejado por um homem misterioso que atende pela alcunha de Professor (Álvaro Morte). Ele recruta oito pessoas para realizar o roubo, impondo a elas duas regras principais: ninguém deveria ser ferido durante o assalto e relacionamentos pessoais entre os assaltantes eram proibidos, por isso, os seus verdadeiros nomes não deveriam ser revelados para os seus companheiros. Então, cada um escolheu o nome de uma cidade como apelido e assim temos: Tóquio (Úrsula Corberó), Rio (Miguel Herrán), Moscou (Paco Tous), Nairobi (Alba Flores), Berlim (Pedro Alonso), Oslo (Ricardo Garcia), Helsinque (Darko Peric) e Denver (Jaime Lorente).  

Logo no primeiro episódio, a casa da moeda é invadida pelos ladrões, vestidos com macacões vermelhos e máscaras de Dali.  Junto com a invasão, inicia-se a aflição dos 67 reféns e também a do telespectador. Desde esse momento, você começa a se questionar: isso vai dar certo? Indagação essa que será sua companheira ao decorrer da série e lhe fará ansiar pelo próximo episódio.

Se você pretende assistir a La Casa de Papel esperando uma ação sem fim, sinto em lhe dizer, mas a série não é ação o tempo inteiro. Na verdade, o mais marcante no enredo é o suspense e também há pitadas de romance, que para alguns pareceu completamente desnecessário, porém para mim, funcionou mais como uma forma de suavizar um pouco a trama. Sinceramente, gostei das partes românticas, apesar de não achar que todos os casais foram realmente necessários para a história fazer sentido. 

Os primeiros capítulos são onde a expectativa do telespectador está em alta, por isso são os melhores, todavia quando chegamos no meio da série, estamos um pouco cansados. Há episódios que são meio maçantes, entretanto não ao ponto de lhe fazer querer abandonar a série.

Em alguns momentos, há flashbacks sobre o cotidiano dos personagens na cidade de Toledo, onde o Professor expôs para os assaltantes o seu plano. Tais flashbacks são importantes, nos fazem compreender a história melhor. No entanto, fica uma curiosidade sobre a vida do Professor, mesmo que em alguns momentos ele comente sobre, acho que teria sido interessante ter, ao menos, um flashback da infância e/ou adolescência dele.

A série traz uma questão importante: a má divisão das riquezas. Isso faz com que quem assiste não pense, nem por um segundo, em torcer para que a polícia pegue os assaltes, pois com certeza o desejo de estar ali, de poder imprimir o seu próprio dinheiro, existe em todo mundo, principalmente naqueles que se esforçam muito para ganhar algum dinheiro, mas acabam conseguindo tão pouco. Não me surpreenderia, nem um pouco, que um grupo no Brasil, ou em qualquer outro lugar do mundo, tentasse repetir o feito pelos ladrões de La Casa de Papel.

Após ter assistido a todos os episódios, posso afirmar: sim, a série é boa. Ela consegue prender o telespectador de uma forma surpreendente, apesar de ter alguns momentos meio monótonos. 

Originalmente La Casa de Papel tem 15 episódios, mas foi editada pela Netflix, sendo dividida em duas partes. A primeira contou com 9 episódios de aproximadamente 50 minutos. A segunda, terá 6 episódios e chegará ao Brasil em 6 de abril deste ano. No entanto, já é possível encontrar na internet esses capítulos legendados.


Por: Eliza 

Nenhum comentário