|COMENTÁRIOS| GAME OF THRONES S07XE02 - STORMBORN
Aqui estamos novamente, desta vez para falar sobre S07XE02 de GOT.
O episódio começa em Pedra do Dragão, com uma forte tempestade. O nome do episódio é Nascida da Tormenta, que é um dos vários títulos de Daenerys Targaryen. Para quem não sabe, ela recebeu o título porque nasceu durante uma tempestade.
Tyrion começa falando justamente sobre o nascimento de Dany, e Varys acrescenta:
“Eu lembro daquela tempestade. Todos os cães de King’s Landing uivaram a noite inteira. ’’
Daenerys responde dizendo que queria se lembrar dela, da tempestade, e ainda diz que queria se sentir em casa. É tão bom ver ela finalmente em Westeros e ela diz isso. Mas onde ela se sentirá em casa? Ela volta ao seu lar de origem depois de muitos anos, teve muitas outras casas nesse tempo. Onde Daenerys, realmente, se sente em casa?
Depois de um curto dialogo sobre conquistar Westeros, ela olha para Varys e disse que nunca lhe agradeceu por ele a ter ajudado. Ela o questiona porque, depois da morte do seu pai, o Rei Louco, Varys serviu Robert, o Usurpador. Varys disse que tinha duas escolhas: ou servir ou se encontrar com o carrasco.
“Robert não era louco nem cruel” disse Varys.
Tyrion tenta apaziguar as coisas dizendo que Varys o ajudou, mas Dany não quer saber disso. Os dois continuam em uma longa conversa, até que o eunuco faz um longo monologo, deixando Dany calada. Poucos conseguiram deixar Daenerys, Nascida da Tormenta, da Casa Targaryen, Primeira do Seu Nome, enfim, calada.
“Eu sei que o povo não tem chance melhor do que você. ”
Dany pede para ele jurar que falará a ela no que está falhando, caso ela falhe em algo. Pede para que ele não conspire contra ela.
“Se me trair algum dia eu vou queimá-lo vivo. ” - ela promete a ele.
Acho que Varys está bem ciente do que a Daenerys é capaz.
Depois de um tempo um Imaculado diz que uma pessoa quer falar com ela. Melisandre fala sobre a profecia para ela, Varys a cutuca sobre ela ter ficado com Stannis na Guerra dos Cinco Reis, vemos que ela fica bem chateada com a lembrança dele. A Mulher Vermelha diz a Dany que ela tem um papel a desempenhar na guerra que estar por vir e diz para ela convocar Jon Snow. Estou tão feliz em ver que os dois vão se encontrar. O Rei do Norte a futura Rainha dos Sete Reinos.
Uma breve cena no Norte mostra que Jon recebeu a carta de Pedra do Dragão. Sansa reluta muito, mas Davos alerta ele, diz para Jon que ela tem dragões e que eles podem ser úteis contra os mortos-vivos.
“Se o exército de mortos atravessar a muralha, temos homens suficiente para vencê-lo? ’’ - questiona Davos.
Em King’s Landing, Cersei Lannister fala sobre Daenerys para alguns lordes que estão diante dela. Dizem algumas coisas que são verdades, mas acaba distorcendo muitas coisas. Dizendo que a filha do Rei Louco irá destruir o reino e que eles precisam ficar unidos se quiserem pará-la. Cersei pensou que havia matado a mais jovem e mais bela (Margaery) da profecia, mas, na verdade, viu que havia se enganado. Porque Dany irá tirar tudo que é mais sagrado para ela: o Trono de Ferro.
Qyburn mostra a ela uma arma que pode matar dragões: uma balista. Diz que ouviu rumores sobre o Drogon ter sido atacado por lanças em uma das arenas em Meereen. Depois ele pede a Cersei para apertar o gatilho. Quando feito, uma enorme flecha é disparada e acerta o olho do crânio de Balerion (Valério, na zueira brasileira).
Voltando a Dany, vemos ela fazendo sua tática de guerra: cercar a capital de Westeros, deixando-os à mercê da sorte. Ela não quer atacar a cidade com seus dragões, matando inocentes no processo. Um bom pensamento para ela, mas acho que ela só disse isso para não parecer louca.
Ellaria e Tyrion têm uma breve discussão e ele joga na cara a morte de Myrcella.
“Ela era uma Lannister. Não há Lannister inocentes” - ela retruca.
Olenna Tyrell e Daenerys, depois de um tempo, ficam a sós, conversando. Dany diz a ela que Cersei vai pagar pelo que fez e que depois disso o reino terá paz, a velha diz que nunca haverá paz em Westeros. A Rainha dos Espinhos diz que, apesar de Tyrion ser esperto e dar bons conselhos, Dany não pode ouvi-lo.
“Conheci muitos homens espertos e sobrevivi a todos eles. Sabe como? Eu os ignorava. ” - ela ainda acrescenta. “Os lordes de Westeros são ovelhas. Você é uma ovelha? Não. Você é um dragão. Então seja um dragão. ”
Missandei e Verme Cinzento fazem sexo.
Sam ajuda Jorah, diz a ele que, provavelmente, tem uma cura para sua doença. Diz que conheceu se pai entre outras coisas. Eu gostei muito da cena, acho tão verdadeira. E tive agonia quando ele começou a tirar a pele morta de Jorah. Que tenso.
Arya encontra Torta Quente, um amigo que ela fez quando estava sendo levada para a Muralha, na segunda temporada. Eles têm uma boa conversa e ela fica sabendo que os Bolton morreram e que Jon Snow é o Rei do Norte. Seu amigo lhe diz que Cersei explodiu o Septo de Baelor. No fim da cena vemos que Arya desistiu de ir para a capital. Ela está indo para casa. Chorei nessa cena. Finalmente ela vai para casa (eu espero).
Jon, o Rei do Norte, diz em uma reunião com os lordes do Norte que recebeu uma carta de Pedra do Dragão, antes ele diz que seu amigo de confiança, Sam, lhe enviou uma carta dizendo que há vidro de dragão, sob Pedra do Dragão. Alguns lordes não concordam com ele, nem Sansa. Mas ele diz que vai mesmo assim. Sansa reluta, mas Jon diz que vai deixar o Norte com ela até sua volta. A menina Stark mais velha fica surpresa com a notícia e para de reclamar. Sansa está, com toda certeza, planejando algo. Nas criptas de Winterfell, Mindinho fala com Jon algumas coisas, dentre elas que ama Sansa. Ele pergunta a Jon se não vai dar nenhum um “obrigado” pela ajuda que deu na Batalha dos Bastardos. Jon dá um sarrafão em Mindinho e diz para ele não encostar em Sansa. Quem lembra do terceiro episódio da primeira temporada, quando Ned Stark também dá um sarrafão no Lorde Petyr? Tal pai, pai filho… ou tal sobrinho.
A cena mais emocionante do episódio acontece quando, depois de seis temporadas, Arya se encontra com Nymeria. Eu chorei muito nessa cena, porque ela foi tocante e real. Arya não estava com medo dela, porque sabia que sua loba nunca a machucaria. Mas, quando chamou ela para voltar para o Norte, Nymeria deu as costas a sua ex-dona e vai embora.
“Não é você.” Arya quis dizer nessa pequena frase que Nymeria não é mais uma loba de estimação, ela agora é uma líder. A líder de uma alcateia. Não “serve” mais para ser uma loba de casa. Assim como Arya não serve para ser dona de casa, e ter vários filhos. Essa não é ela.
No fim do episódio, Euron ataca os navios de Yara Greyjoy, mata duas Serpente de Areia e sequestra Ellaria e a terceira Serpente de Areia, colocando fogo em todos os navios da sobrinha e, depois de uma luta corporal com ela, consegue mobilizá-la. Uma curiosidade sobre a cena é que o beijo entre Yara e Ellaria foi um improviso.
Theon Greyjoy está traumatizado. Seu tio, com uma cara de louco e um machado na garganta de sua irmã, chama ele para salvá-la. Eu tive muita dor do Theon porque deu para ver que ele nunca se recuperará cem por cento dos traumas causados pelo Ramsay. O Fedor sempre estará dentro dele (essa frase ficou estranha; hahahaha). Ele pula do navio, porque ficou com medo. E assim o episódio acaba.
Eu adorei tudo, sério. Tive que assistir algumas vezes para perceber que, tudo, exatamente tudo nele remete a coisas de temporadas passadas, vou tentar assistir GOT, de uma forma mais especial, agora. Quero ver coisas por mim mesmo e não ouvir de outras pessoas, para depois ir perceber essas coisas. Faça isso também. Muito obrigado e Valar Morghulis.
Onde passa na tv: HBO

Nenhum comentário