AGORA NO BLINK

|EU VI| MULAN (2020)


Data de lançamento: 04 de setembro de 2020  (1h 55min) 

Direção:  Niki Caro

Elenco: Liu Yifei, Donnie Yen, Gong Li

Gêneros: Aventura, Fantasia, Familía 

Distribuidora: Disney+ 


Após ouvir diversos comentários negativos, vindos de colegas e conhecidos, tomei coragem e fui ver o live-action de Mulan. Afinal, estava muito curiosa com o filme, inclusive, antes da pandemia, planejava vê-lo no cinema. 

A minha empolgação com Mulan já não estava mais a mesma e talvez isso tenha influenciado na minha experiência, pois no final das contas a história acabou não me prendendo. 

O live-action tem algumas diferenças da animação como, por exemplo, a inserção de uma irmã para a Mulan, a simbologia do Chi e da Fênix, o aparecimento de uma “bruxa” na história… Além claro da ausência de músicas e do Mushu. 

Não acredito que as inserções ou ausências do live-action em comparação com a animação, tenham sido decisivas para que eu não gostasse do filme, todavia confesso ter sentido muita falta das músicas, pois na animação, são elas as responsáveis por trazer uma maior fluidez para a história. Ademais, algumas cenas do live-action foram desprovidas de emoção ou muito longas. A cena de Mulan cortando o cabelo com a espada do pai era uma cena cheia de emoção, no entanto ela não esteve presente no filme. Já as cenas do treinamento para o campo de batalha foram muito morosas. Sendo assim, o enredo demorou a atingir o seu clímax. 

Um ponto positivo é a forma como as questões de gênero foram trabalhadas, é deixado bem explícito, que para aquela sociedade, as mulheres deveriam honrar a sua família, unicamente através do casamento, devendo a todo custo reprimir o seu Chi. Apesar da história fazer referência a um passado distante, ainda vemos na atualidade, pessoas que veem as mulheres como inferiores aos homens, tendo elas como único ou principal destino o casamento. Então, é sempre válido pautar esse assunto e mostrar o casamento como uma das muitas possibilidades disponíveis para uma mulher e não como a única opção, pois mulheres devem ser livres para casar ou não. 

Sobre as atuações acredito que elas tenham sido satisfatórias. Não vejo a Liu Yifei (Mulan) como má atriz, entretanto o filme não soube aproveitá-la, bem como ocorreu com os outros atores. Sendo assim, ainda prefiro assistir a animação do que o live-action, porém se você quer dar uma chance para a nova versão de Mulan, dê essa chance, mas sabendo que o filme deixou a desejar em muitos pontos. 

3 de 5 estrelas. 


Por: Eliza 

Nenhum comentário