AGORA NO BLINK

|CINEMA| EU VI 'OPERAÇÃO RED SPARROW'

 


Essa semana eu fui assistir Operação Red Sparrow e definitivamente o filme não é o que eu estava esperando. Não tinha visto nenhum trailer completo e nem vi a sinopse do filme, só sabia que tinha a Jennifer Lawrence e que aparentemente era de espião (graças aos stories de alguns cinéfilos que eu sigo).

O desenvolvimento do filme é bem construído, Jennifer não deixa nada a desejar interpretando a ex- bailarina Dominika Egorova, uma mulher que após um acidente destruir sua brilhante carreira nos palcos, está disposta a fazer de tudo para garantir assistência para si e para a sua mãe doente. Obviamente o filme não é recomendado a todos os públicos, logo no inicio contendo umas cenas que podem servir de gatilhos para várias pessoas e outras bem impróprias para crianças – a classificação indicativa é de 16 anos. 

No quesito espionagem o filme preenche todos os quesitos necessários para ser considerado bom, contendo a quantidade certa de ação, enganação, matança e até de romancezinho clichê que parece ser inevitável nesse tipo de filme. A forma que construíram o plot leva o telespectador a acreditar que a história vai seguir um caminho já conhecido, mas ao ver o caminho que eles escolheram vai muito além disso e particularmente eu adorei toda a trajetória da personagem da Jennifer e de como ela lidou com os eventos ocorridos tanto no lado americano quanto no lado russo. 

Uma das partes que mais gostei foram as cenas do treinamento da personagem para se tornar de fato uma espiã, para muitos ser uma Sparrow é o mesmo que ser uma puta, utiliza-se do corpo para concluir a missão, mas ao longo do filme vemos que é muito além disso. Ser uma Sparrow é obter o controle, não é apenas usar o corpo, é fazer dela uma arma de manipulação e isso fica bem evidente na cena em que Dominika quase é estuprada e depois encara o seu estuprador de frente. 

O elenco de apoio ficou meio apagado, tanto o núcleo russo como o americano. Isso não chega a prejudicar a história, mas a empobrece e parece que Jennifer leva o filme todo nas costas. 

De modo geral o filme é interessante e tem algumas surpresas agradáveis, porém, falta algo na conclusão. Não sei exatamente o que está faltando, mas o desfecho é de certa forma robótico, parece que os roteiristas colocaram todo o esforço no plot twist dos lados e esqueceram de incrementar o resto da história. É inegável que Operação Red Sparrow é um bom filme e que tem todos os elementos para ser ótimo, mas ele termina sendo apenas bom. 

3 de 5 estrelas.

Veja o trailer do filme abaixo: 

Um comentário:

  1. Operação Red Sparrow bebe na fonte do suspense, embora introduza outros traços pouco habituais nos spy thrillers, e os resultados são irregulares. Quando leio que um filme será baseado em fatos reais, automaticamente chama a minha atenção, eu amo os filmes baseados em livros, adoro ver como os adaptam para a tela grande. Particularmente It - A Coisa, esse filme foi uma surpresa pra mim, já que apesar dos seus dilemas é uma historia de horror que segue a nova escola, utilizando elementos clássicos. Com protagonistas sólidos e um roteiro diferente.

    ResponderExcluir